Notícias

Projeto Missionário de Férias: pregar o Evangelho também requer coragem
 
Um dos projetos mais conhecidos da Secretaria de Evangelismo e Missões da Confederação Nacional de Mocidade é o Projeto Missionário de Férias (PMF), que concede uma oportunidade ímpar para que os jovens evangelizem, aprendam sobre missões e conheçam de perto a realidade de um campo missionário.
O projeto é anual e ocorre ao longo de uma semana durante os períodos de férias estudantis, seja em janeiro ou em julho, onde os jovens voluntários se deslocam até um campo missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil previamente selecionado, da Junta de Missões Nacionais (JMN) ou da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT).
 
Durante esse tempo, os jovens atuam sob a direção do missionário local e dos organizadores do PMF e experimentam uma rotina de missões. Evangelismos nas casas, nas ruas, ação social, aprendizado e comunhão com os missionários e demais irmãos do campo são as constantes durante os dias de trabalho.
Em 2024, o projeto ocorreu entre os dias 22 e 29 de julho, no Rio Grande do Sul. Mesmo após as tragédias que assolaram o estado, vários jovens presbiterianos de todo o Brasil se deslocarão de suas casas e dedicarão uma semana de suas vidas para cumprir o chamado da Grande Comissão.
 
O projeto aconteceria em Tramandaí, porém, por causa das chuvas e sus implicações, o projeto foi alterado para atender as igrejas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Mesmo com os receios e dúvidas próprias ao se deparar uma situação tão particular, a diretoria e os voluntários se dispuseram a servir onde era mais necessário.
 
Os jovens trabalharam limpando casas e igrejas que foram inundadas, distribuindo cestas básicas, realizando triagem e organizando as doações feitas, entre outras atividades e ações sociais. Porém, além do auxílio material, os voluntários pregaram o Evangelho na região, ouviram os aflitos e levaram o consolo e a paz da Palavra de Deus para todos aqueles que foram atendidos.
 
Certamente, os dias de PMF foram desafiadores, não somente pela grande demanda de trabalho e pela responsabilidade de pregar o Evangelho, mas também por causa das condições impostas por um local que ainda se recupera de uma triste tragédia. Mesmo com alguns obstáculos e contratempos, o trabalho pôde ser plenamente realizado e os participantes testemunharam como cada atividade foi milagrosamente conduzida pela mão de nosso Senhor, que cuidou de cada detalhe por meio de Sua Providência.
 
O Senhor tem capacitado jovens presbiterianos por meio do PMF para levarem os ensinamentos adquiridos para suas vidas e suas igrejas, para despertar vocações e chamados missionários dentre os participantes e para fortalecer a Sua Igreja em cada canto do nosso país. Esses jovens já estão de volta às suas casas e igrejas, onde poderão dar continuidade a tudo que aprenderam, oremos por essas vidas, pelo trabalho da IPB no Rio Grande do Sul e pela contínua expansão do Evangelho de Cristo.
 
Eloisa Helena Chagas Alves